Claudio Arantes

Eu tive um AVC em outubro de 2016 que gerou uma hemiplegia do lado direito do meu corpo”. O AVC foi do lado esquerdo do cérebro. A hemiplegia é causada por danos a alguma parte do cérebro que interrompe a conexão entre o cérebro e os músculos do lado afetado. Danos no lado direito do cérebro afetam o lado esquerdo do corpo e danos no lado esquerdo do cérebro afetam o lado direito do corpo. ¹

No primeiro momento, eu fiquei quatro semanas internado e foi quando eu descobri mesmo as sequelas e as limitações. Eu fui trabalhando cada movimento que eu tinha perdido, tentando recuperá-los. Fiz terapia com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapia ocupacional.

Estou fazendo robótica para melhorar o meu movimento de ombro e a percepção dos meus movimentos. Também faço oficina de pintura, que me ajuda a voltar a ter controle da mão para poder voltar a escrever.

Como eu tenho essa limitação para realizar alguns movimentos, não consigo fazer a inclinação dos meus músculos da perna e tornozelo porque estes estão muito rígidos.

Eu nunca imaginei que fosse tão difícil voltar a andar, e a reabilitação me ajudou a melhorar essa espasticidade que o AVC me causou. Hoje eu consigo sentir e mexer músculos que eu nem sabia que ainda tinha. Eu achava que ia ficar o resto da minha vida numa cama, chorava toda vez que alguém ia me visitar…Com a reabilitação, aprendi que tenho uma vida toda pela frente, que eu posso conseguir ter de volta os meus movimentos e voltar a andar. Eu espero ainda conseguir voltar a dirigir, ir à praia e voltar a fazer coisas que eu fazia antes do AVC.

Referências

¹ https://www.hopkinsallchildrens.org/patients-families/health-library/healthdocnew/a-to-z-hemiplegia